Matérias Técnicas

Vou Construir: Contrato Um Engenheiro, Um Arquiteto, ou os Dois?

Entenda as diferenças e as vantagens do trabalho em conjunto destes dois profissionais em sua construção.

Todos sabemos que o Arquiteto e o Engenheiro Civil são profissionais

muito importantes e principalmente se você pensa em construir. Entretanto, nem sempre as diferenças entre essas duas áreas ficam claras. Então, como saber se ambos são ne- cessários para sua obra, e qual deve contratar?.

Veja as principais semelhanças e as diferenças entre as atribuições de engenheiros e arquitetos. Legalmente é obrigatória a participação deles numa construção pois somente eles poderão ser os responsáveis técnicos pelos projetos, execução e fiscalização das obras. Porém, a diferença entre os mesmos começa na formação acadêmica. Por isto, cada um atua melhor em aspec- tos específicos da construção.

ARQUITETO

A formação acadêmica do ar- quiteto tende mais para o “uso” da construção. Ele pesquisa e entende o que o cliente necessita e espera da edificação e, com isso, elabora um partido arquitetônico que atenda aos requisitos. Nesta fase, representa a melhor maneira de aproveitar os espaços, além de ideias de paisagismo e design de ambientes.

O arquiteto não leva em conta somente as preferências pessoais do cliente para o projeto, também estuda condições como iluminação, ventilação, insolação, isolamento térmico e acústico, acessibilidade, mobilidade, entre outros fatores, de forma a fornecer uma solução que garanta conforto, qualidade, harmonia e beleza. É habilitado para projetar e coordenar obras residenciais, de edifícios comerciais, industriais, hospitais, soluções de urbanismo e de mobilidade urbana.

ENGENHEIRO

A formação do engenheiro está mais voltada para a área da “exe- cução”, além do projeto também, incluindo várias disciplinas ligadas às ciências exatas. Dessa forma, o en- genheiro está habilitado a fazer os cálculos necessários para concretizar o projeto com total segurança. Em re- sumo, o engenheiro se envolve mais com a parte estrutural e funcional da construção. Ele analisa as forças às quais a edificação estará sujeita, o tipo de solo, a intensidade de ventos e chuvas na área, o uso da água e da energia elétrica. Assim, determina a estrutura necessária, dimensiona e distribui as redes de água, esgotos e energia elétrica, acompanhando o desenvolvimento da obra para que tudo seja feito conforme especificado nos projetos e memoriais e dento das normas técnicas.

O profissional da Engenharia está habilitado para projetar e coordenar a construção de qualquer porte e tipo de obra, seja de infraestrutura, como pontes, viadutos, estradas, canais, barragens, estradas, assim como residências ou edifícios.

SEMELHANÇAS

Embora o arquiteto e o engenheiro civil atuem com focos diferentes, le- galmente ambos possuem atribuições profissionais semelhantes, podendo atuar no projeto e na construção de edificações. A Arquitetura e a Enge- nharia Civil são áreas que caminham juntas, se complementam, e por isso, é relativamente comum que estes profissionais sejam muito próximos e tenham afinidades e interesses comuns entre si.

Contudo, é preciso lembrar que a atuação de apenas um destes profissionais na sua construção pode não garantir um resultado final que tire o melhor proveito das habilidades dos dois.

Certamente com a atuação destes dois profissionais em sua obra, você contará com uma construção não apenas segura, estável, mas também bonita, confortável e de qualidade, contando com a otimização de prazos e investimento.

Exija sempre a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro e do Livro de Ordem e/ou do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) do arquiteto. Elas garantem sua segurança de estar contratando profissionais legalmente habilitados e realmente responsáveis pelos trabalhos de projeto e execução das obras.

Materia técnica Nelson -Engenheiro ou arquiteto – final

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *